Missão

A AP propõe-se realizar a divulgação, a promoção, a investigação e a formação em Psicanálise e em Psicoterapia Psicanalítica através da realização de cursos (teóricos e práticos), seminários, colóquios, congressos e à divulgação científica e técnica da Psicanálise.

Esta Associação Científica pretende promover o ensino da Psicanálise como uma teoria geral da mente, um modelo científico e uma técnica psicoterapêutica, baseados nas descobertas de Freud e nas suas teorias. A psicanálise de hoje é e não é a mesma que Freud iniciou, mas  sem a mesma coragem na investigação científica e clínica do seu fundador, a Psicanálise ontem, como hoje, não é possível.

A AP quer preparar e formar profissionais na área da Psicanálise e da Psicoterapia Psicanalítica e disponibilizar tratamento terapêutico à comunidade.
Pretende colaborar com organizações nacionais e internacionais na promoção da Psicanálise (e da profissão de psicanalista e de psicoterapeuta psicanalítico).

É convicção da AP que a psicanálise é um importante instrumento na promoção da saúde mental, mas, igualmente,  fundamental na intervenção activa no exercício da cidadania, na cultura e na vida pública do nosso país, comprometendo-se, por isso, a manter a vitalidade do pensamento psicanalítico e da sua prática no mundo contemporâneo.

Como lema, a AP propõe :

“Se não sabe, não imite, pergunte pouco e não acredite muito; observe, pense e investigue.