Associados

Associados

De acordo com os estatutos da AP (ver menú Estatutos), os associados são psicanalistas ou psicoterapeutas psicanalíticos, podendo, se tiverem as duas formações, acumular o exercício das duas especialidades, ou interessados no campo da Psicanálise e suas ligações com outras áreas do saber, no caso dos sócios correspondentes.
A AP, nos seus dois departamentos da Psicanálise e de Psicoterapia Psicanalítica, agrupa as seguintes categorias de associados:

Fundadores: os associados que participaram no acto constitutivo da AP e os que venham a ser admitidos até um ano após a realização deste acto.

Em formação: os associados que possuam o grau de mestrado ou licenciatura pré- Processo de Bolonha e que pretendam uma preparação ou especialização no domínio da Psicanálise ou da Psicoterapia Psicanalítica e que tenham feito ou estejam a fazer, respectivamente, uma psicanálise ou uma psicoterapia de orientação psicanalítica reconhecidas como válidas pela Comissão de Ensino.

Aderentes: os associados com a validação pela AP da sua formação completa em psicanálise ou em psicoterapia psicanalítica, sendo respectivamente, psicanalistas aderentes e psicoterapeutas aderentes, e se tenham comprometido a respeitar a código de ética da AP.

Titulares: os associados que foram escolhidos entre os associados aderentes psicanalistas e psicoterapeutas após terem apresentado um trabalho de investigação conceptual ou clínica, sendo, respectivamente, psicanalistas titulares e psicoterapeutas titulares.

Didactas: os associados psicanalistas titulares e psicoterapeutas titulares com mais de dois anos de ensino e investigação, escolhidos por análise do curriculum pela Comissão de Ensino, sendo, respectivamente, psicanalistas didactas e psicoterapeutas didactas.

Correspondentes: As pessoas ou entidades interessadas em psicanálise e/ou psicoterapia psicanalítica de reconhecido mérito intelectual e profissional, muito embora sem currículo ou motivação para realizar a formação específica dispensada pela AP. Podem participar nas actividades científicas e de formação da AP, bem como nas sessões administrativas mas sem direito a graduação académica nem a voto ou eleição para os cargos da AP.

Honorários: os associados escolhidos entre personalidades, pessoas colectivas ou instituições de reconhecido valor no país ou no estrangeiro e cujo mérito seja assinalado por obra valiosa no campo das actividades da associação.

Beneméritos: as pessoas singulares e colectivas ou as instituições que contribuam com donativos para o engrandecimento da associação.

 

Lista de terapeutas AP: